sábado, 11 de junho de 2016

"NAMORADOS" - CRÔNICA POR JOSÉ FRANCISCO FERREIRA

Uma das definições que o dicionarista Aurélio Buarque dá para namoro é: “Inspirar o amor a alguém.” Infelizmente nos nossos dias, parece que esse tipo de definição, anda meio caduco, até mesmo o termo namorar, está em desuso, namoro, virou sinônimo de sexo e licenciosidade, e aquela experiência antiga de buscar através do namoro um amor verdadeiro, de ver amadurecer de forma lenta e gradual a ideia de casar e constituir uma família, vai desaparecendo, para dar lugar a novas atitudes que mudam para pior o comportamento dos nossos jovens. Sou de um tempo, em que a velha pracinha da Conceição, era ponto certo para encontros dos namorados em Areia Branca, e que olhares furtivos, e elogios feitos à meia voz, não eram confundidos com “atrevimento,” pelo contrário, as meninas até gostavam.
Hoje, o “ficar” é o que está na moda, transar, é sinônimo de modernismo, virgindade, é cafonice, visitar motéis, vira tema para as conversas no dia anterior, anticoncepcional, é artigo indispensável para meninos e meninas, levar “namorados” para dormir em casa dos pais, virou rotina, enfim, o que existe é a  banalização do sexo, em nome de uma nova sociedade que vai se formando, enquanto a família tradicional, com suas metas e costumes vai se perdendo no tempo e no espaço. Sou daqueles que acreditam, que o namoro como o conheci um dia, faz uma grande falta, principalmente quando  tentamos recuperar parte do que se perdeu.
O mundo mudou o Brasil mudou Areia Branca mudou, mesmo assim, do alto dos meus 65 anos, eu te desejo Areia Branca, como eras antes, pacata, ingênua, quase pura, eu te prefiro menos civilizada e bem mais humanizada, com muitos namorados, indo e vindo de mãos dadas na pracinha, eu te prefiro vendo os teus jovens buscando os seus pares, tentando suas conquistas com olhares furtivos e frases ditas à meia voz, sem serem confundidos com tarados, eu te prefiro apaixonada, amante à moda antiga, amando a arte, a poesia, eu garanto que assim, seremos mais felizes. com este pensamento (espero não ser mal interpretado) desejo a todos os apaixonados como eu. um feliz DIA DOS NAMORADOS.


O Autor


Nenhum comentário:

Postar um comentário