terça-feira, 5 de dezembro de 2017

COMO ESCOLHER UM APARELHO DE TV



Com exceção dos aparelhos de primeira necessidade (geladeira, fogões, etc) as TVs são os produtos que mais encontramos nos lares em todo mundo. Da TV em preto e branco a TV a cores, a mesma ajudou vagarosamente a sepultar o cinema de rua. Os primeiros aparelhos de TV tinha um grande e pesado tubo de imagem que foi aposentado pelas modernas telas de LCD. Hoje no mercado encontramos diversas marcas e modelos e todos com característica extras que muitos consumidores ouvem ou leem a respeito mas não entendem a utilidade. Com a junção da TV, computador e Internet surgiram as Smart TVs, que utilizam um sistema operacional para acessar conteúdo através da internet ou de uma mídia através da conexão USB ou até mesmo do Bluetooth. Abaixo seguirão algumas dicas que ajudarão a escolher sua companheira de sala.


MARCA

Samsung, LG, Sony e AOC são as principais marcas de TV no Brasil. A SEMP do Brasil desfez a parceria com a Toshiba e agora se uniu ao grande fabricante chinês TCL. Já li alguns testes com a TV TCL e mostrou ponto positivos. Quanto a durabilidade de uma marca ou outra é algo difícil de definir ou apontar como a melhor nesse quesito. Alguns modelos famosos podem durar muitos anos e outros já podem vir com defeito de fábrica. Não tem como prevê isso. Eu por exemplo uso uma CCE de 29 polegadas e a mesma ja tem mais de 3 anos.


LCD OU LED

Esse é um ponto que causa confusão em alguns consumidores. Alguns fabricantes chegaram a anunciar TVs "LED" como uma nova tecnologia. Na verdade, TV LED é uma TV LCD com iluminação interna por leds ao invés de lâmpadas fluorescentes. Praticamente todas as TVs LCD atuais são iluminadas por leds e isso é algo que o consumidor não precisa se preocupar. Quanto a qualidade de imagem, não há diferenças. As vantagens das TVs iluminadas internamente por leds é o consumo de energia mais baixo e seu menor peso e espessura. Existem também as TV de Plasma, mas essas são cada vez mais difíceis de encontrar. Elas tem como ponto positivo o excelente contraste porém o consumo de energia é o dobro das TVs com leds


HD, Full HD ou 4K

Durantes muitos anos a resolução das TVs eram o que hoje é chamado de SD (standart definition ou definição padrão) onde a imagem era formada por 480 linhas. Mesmo o padrão de 1080 linhas (Full HD) ter sido criado no Japão no final dos anos 80, somente alguns anos depois que no Brasil começaram a ser vendidas TVs com resolução mais baixa, de 768 linhas (HD) que apesar de ser mais baixa do que a Full HD de 1080 linhas, em relação a antiga SD de 480 linhas, tinha uma qualidade de imagem bastante superior. Até hoje as transmissões de alta definição no Brasil não são 1080 puros. É o que eles chamam de 1080i. Se o objetivo é comprar uma TV 4K para aproveitar o máximo as transmissões de TV no Brasil, você poderá ficar um pouco desapontado. Se o preço da TV 4K e Full Hd forem próximos, é preferível comprar uma com resolução 4K. Atualmente só encontramos conteúdo em 4K (cerca de 2 mil linhas) em alguns vídeos no Youtube, alguns filmes na Netflix e em alguns filmes 4K em Bluray. Até 40 polegadas você não sentirá muita diferenças entre uma TV 4K ou uma Full HD, a não ser que você esteja muito próximo do aparelho ou utilize a TV como monitor de computador.


SMART OU TV BOX ANDROID

Alguns consumidores que compraram TV com o recurso Smart reclamaram que alguns programaram deixaram de funcionar por não estarem atualizados. Não sei se as atuais TVs padecem desse problema, mas em todo caso quem tem uma TV LCD que não tenha o recurso Smart pode optar por comprar um TV BOX com o sistema operacional Android. Você pode encontrar alguns bons modelos com preços acima de 200 reais. O ideal é que o TV BOX tenha 2 gb de memória ou mais. Os melhores TV BOX utilizam o processador S912 e chegam a rodar vídeos em 4K.


Angelo Vale


Nenhum comentário:

Postar um comentário