segunda-feira, 30 de maio de 2016

ERA UMA VEZ, UM MATADOURO - Por José Francisco Ferreira

© Todos os diretos reservados
É muito difícil imaginar uma cidade, pequena ou grande sem um abatedouro ou matadouro como convencionalmente se chama, Areia Branca, já teve o seu, e é bom que se ressalte, era um abatedouro de grande movimentação diária, há cada começo de tarde, homens e mulheres se posicionavam, cada um com a sua tarefa específica, para começar a árdua batalha do abate e tratamento de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, cuja carne  seria posteriormente levada ao mercado público e demais postos de venda e revenda, tipo, açougues, mercadinhos e super mercados. toda essa lida,  se estendia praticamente até o final de cada dia.
Pois bem, estamos sem matadouro há mais de quatro anos, mas afinal o que houve? aconteceu algum sinistro no local? teria sido fechado pela vigilância sanitária? a população toda da cidade virou vegetariana? de repente esse tipo de comercio ficou deficitário ao ponto de todos desistirem de sua prática? a vaca louca, a peste suína? não, não é nada disso, simplesmente, pura e simplesmente, VENDERAM O MATADOURO!!, ué mas não era público? sim, ERA PÚBLICO, tão público que um ex-prefeito à época, simplesmente o vendeu.
O mais curioso nessa história toda, é que os moradores da cidade, agem em relação ao fato, como se ele não tivesse ocorrido, é bom que se ressalte que alguns “esperneiam” e até cobram, mas como são minoria, os seus lamentos se perdem no vazio. Hoje, os marchantes, (como são chamados aqui os entalhadores de carne) ou açougueiros, mandam abater os animais na zona rural, sem nenhum tipo de cuidado ou higiene, e a carne sem qualidade, é oferecida à população. O dinheiro da venda do matadouro, até hoje não se sabe com clareza o que foi feito, ou que destinação tomou. Bem que o Ministério Público deveria ser provocado, para que os senhores promotores possam enquadrar o elemento e lhe fazer a clássica pergunta, CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI? A população de Areia Branca mesmo silente, com certeza iria agradecer. Quem sabe os vereadores, que acabam de cassar o mandato da prefeita, e se arvoram de paladinos da moral e dos bons costumes, deveriam prestar mais um favor ao povo, descobrindo o SEGREDO DO MATADOURO.


O Autor

Todos os direitos reservados: Proibido a reprodução desse artigo sem permissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário