quarta-feira, 11 de maio de 2016

OPINIÃO - HISTÓRICO DE CASSAÇÃO DA POLÍTICA MODERNA DE AREIA BRANCA



Talvez muitos nem saibam, ou esqueceram ou nem sequer haviam nascidos, mas Luana Bruno não foi a única a sofrer processo  de cassação em Areia Branca. A mesma oposição que hoje se revolta pela cassação da Prefeita da situação, no passado lutava com todas as forças para que a situação saísse de campo pelas vias judiciais. Abaixo segue o breve histórico de cassações:


  • Ano 2004 entre os meses de junho e julho - Denúncia da oposição por improbidade administrativa é aceita pelo ministério público local que afasta o Prefeito Bruno filho. O Presidente da Câmara Djama da Silva assume interinamente o cargo. Insatisfeita com a decisão, a oposição recorre ao TRE que afasta o prefeito definitivamente e dá direito de posse ao segundo colocado, o falecido ex-prefeito Expedito Leonez até as eleições de 2004;
  • Ano 2008, um pouco antes do período do afastamento do prefeito anterior - Denúncia da oposição por compra de votos ou captação ilícita de sufrágio. O prefeito Manoel Cunha (Souza) é absolvido pelo ministério público local, mas oposição recorre ao TRE e Souza é finalmente afastado do cargo. Como mandava a antiga lei, o segundo colocado Ruidemberg Souto assume interinamente até a eleições de 2008. Souza recorre ao STE e consegue retornar ao cargo pouco antes das eleições;
  • Ano 2014, mês de Julho - A história se repete como das outras vezes e por denuncia de crime eleitoral, o TRE cassa a chapa vencedora, Luana Bruno e Lidiane Garcia. Com a mudança da lei, o presidente da Câmara Municipal da época Sandro Góis assume o cargo de prefeito interinamente, que durou apenas 30 dias. Diferente das outras vezes, a prefeita consegue liminar e retorna ao cargo, sendo que o processo sob liminar é esquecido. Porém, em Maio de 2016, a Câmara de Vereadores cassa novamente a Prefeita por improbidade administrativa, assumindo interinamente a vice Lidiane Garcia até as eleições de 2016.


Como podem ver, a luta extra votos não é algo novo na politica moderna de Areia Branca e ela mesmo testifica que os gestores são escolhidos por uma maioria de votos, mas nem de longe estão acima das leis estabelecidas pela constituinte.

Angelo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário