quinta-feira, 22 de junho de 2017

HISTÓRIAS DOS MÁRTIRES - SÃO COSME E SÃO DAMIÃO



Na quarta parte da pequena série de mártires conhecidos da fé cristã, falaremos dos gêmeos Cosme e Damião cujo nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Nascidos em Egeia, Ásia Menor, segundo a tradição eram médicos que curavam não apenas com o conhecimento cientifico, mas também através de milagres. Não cobravam nada pelos seus serviços, sendo considerados parte do grupo dos anargiras (quem em grego significa "aversos ao dinheiro"), e com esse comportamento, conquistou novos adeptos para a fé cristã. Diocleciano, o Imperador Romano da época ordenou nova perseguição aos cristãos, e o Prefeito Lísias ordenou a prisão de ambos, obrigando os mesmo a renegar toda a prática cristã. Mesmo sob torturas, eles se mantiveram imutáveis e após as torturas foram decapitados, provavelmente entre 287 a 303 d. C.
Após a morte dos gêmeos médicos, muitas curas e milagres foram associados aos mesmos. Em Roma o Papa Feliz IV edificou uma igreja em honra aos santos e hoje se celebra a festa dos santos em três datas diferentes: 1 de Julho, 17 de Outubro e 1 de Novembro. No Brasil devido a relação com as religiões afro-descendentes, se costumar comemorar no dia 27 de Setembro, com a prática de distribuição de doces e brinquedos para as crianças.

Angelo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário