sexta-feira, 16 de março de 2018

AQUILO NÃO PODERIA ACABAR BEM - POR RENATO BORGES



Juro que eu me contagiava com as gargalhadas que circulavam diante dos meus olhos, mas sempre a distância.
Assim, muitas vezes, preferi a tudo observar por detrás da cerquinha de hastes de ferro torcidos: fossem as cadeirinhas que mais e mais iam perdendo o colorido, à medida em que a velocidade que as moviam aumentava, fossem os felizes camicazes que se aventuravam nos assentos do maluco carrossel. É que eu, literalmente, não tinha estômago para aquilo.
Ora, como há uma primeira vez pra tudo nessa vida, mal esperando que eu abocanhasse a última colherada da sopa do jantar de certa noite que quase se perde nos confins do idos, meu tio Jorge, pai de Jomário Sousa, me arrebanhou ao parque montado ao lado do Campo de Futebol, o que se via logo após a calçada da pousada em que ficava o Expresso Cabral.
Eu aceitei segui-lo em tal empreitada, porque me imaginei frente à típica barraquinha de tiro ao alvo e a me deliciar com as beldades do meu tamanho, que por ventura estivessem a perambular por lá.
Mas nada disso, pois se é verdadeira a máxima "que o diabo tenta", acho que em tal noite ele usou meu tio como instrumento para as suas gargalhadas, porque durante todo o percurso, ele ia me amaciando com frases melosas, tipo: que todo Sousa é corajoso, que jamais, nenhum menino da nossa família tinha desistido de uma luta, dentre outras coisas do gênero. Fora isso, quando lá chegamos, nada de barraquinha de tiro ao alvo... "necas de pitibiriba", como diria minha mãe.
O danado havia planejado tudo com antecedência, uma vez que, do nada, isto é, sem ter ido à bilheteria, prontamente foi entregando os dois ingressos ao responsável por aquele brinquedo que só sabia girar, girar... e girar.
Quis correr, mas tal tentativa foi inútil. Não demorando muito, eu já me encontrava sentadinho e assustado em uma das geladas cadeirinhas. Da parte que a mim cabia, só pude fechar os olhos ao sentir que um tipo de vareta de ferro,semelhante a um cinto de segurança, havia me encaixado no tal balanço. Não havia mais como fugir.
E aquela foi uma dentre minhas melhores performances, a que me fez, em rápidos movimentos circulares, dar um banho em todos que pareciam me assistir no parquinho com os jatos que saiam da minha boca... a base de pura canja tomada minutos antes. Eh!... Eu sabia que aquilo não iria acabar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário