sábado, 28 de outubro de 2017

O MARAVILHOSO MUNDO DOS REFRIGERANTES


Em um mundo onde o quesito saúde tende a ser primordial e de grande relevância, bebidas como refrigerantes não são muito bem vindas. Conservantes, açúcar demais e outras coisas mais (incluindo substancias cancerígenas) fazem parte do conteúdo dessas bebidas que sempre estiveram nos lares de praticamente o mundo inteiro. Nos anos 60 a 80 alguns nomes acabaram ficando no imaginário de crianças e adultos e foram sinônimos de muitos refrigerantes. Quem não se lembra dos nome Grapette, Crush, Brahma, Mirinda e outras? Os refrigerantes tem como base de sua receita água e açúcar (muito açúcar), e depois se acrescenta edulcorantes, conservantes, estratos e aromas sintetizados de frutas ou outras substancias e sem esquecer do gás carbônico, que é responsável prelo frescor e das bolhinhas. Nessa matéria vamos falar de duas marcas famosas: o Grapette e o Crush.

Grapette: Refrigerante gasoso criado em 1930 nos Estados Unidos com sabor predominante de uva (daí a expressão inglesa "grape"). Foi na década de 40 que ele começou a ser fabricado no Brasil. Apesar de ser constituído de aromatizantes, a bebida realmente tinha suco de uva concentrado. Hoje no Brasil, ele ainda é fabricado nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa catarina.

Crush: Criada também nos Estados Unidos no ano de 1911 pela empresa Orange Crush Company. A bebida chega ao Brasil na década de 30. Apesar de ser conhecida como refrigerante de laranja, ele também foi frabricado no sabor de uva. Em 2011 a Coca-cola adquire a marca e começa a fabricar com outros sabores como caju, cereja e morango. A marca continua sendo fabricada em alguns estados, inclusive o Rio Grande do Norte.


Angelo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário