terça-feira, 12 de junho de 2018

UMA NEUROSE NACIONAL - POR GILCEMAR DANTAS



Tenho visto declarações que julgo bastante equivocadas em relação ao Brasil e o maior evento esportivo do planeta, a "Copa do Mundo". Eu estou falando isso porque eu gosto de futebol; eu gosto de Copa do Mundo; eu gosto da seleção brasileira; eu torço pra seleção brasileira... e quem não gosta, não assista! não dê audiência, ou não venha criticar pessoas como eu. Torço pela seleção brasileira SIM! Precisamos entender que o futebol é o esporte predileto dos brasileiros e do planeta, ou será que deixou de ser da noite para o dia? A CBF é uma entidade privada. Quem torrou bilhões de reais realizando copa e olimpíada foram os governos do PT, Lula e Dilma, e não a CBF. Pra Confederação Brasileira de Futebol, futebol é um esporte; futebol é um negócio lucrativo... Nunca será pão e circo. Quem sempre tentou usar o esporte como escapismo foram os governantes de qualquer linha ideológica. Quem não gosta de futebol, ou finge que não gosta, porque até ontem gostava, deve estar passando por alguma crise que foi causada por políticos inescrupulosos e corruptos. Porém, eu vou fazer algumas perguntas pra você que está lendo esta postagem: primeiro, você está deixando de ouvir músicas? E até músicas pejorativas? Deixou de gostar de cinema? Deixou de assistir filmes por causa da situação política do país? Então, Por que você insiste em direcionar toda a sua indignação e ira contra a seleção brasileira de futebol? O futebol sempre foi um simbolo de alegria popular, seja no Brasil ou no mundo, uma ferramenta de transformação econômica. Pois acreditem, não é só brasileiro que gosta de futebol. Até em países que classificamos como mais desenvolvidos, tendo uma melhor educação, tendo uma melhor qualidade de vida e melhores indicadores sociais também gostam e são apaixonados por futebol. Exemplo disso, foi o que aconteceu na Inglaterra na década de 20, na final do campeonato inglês quando mais de 100 mil pessoas invadiram o estádio pra assistir à partida. Pra encerrar, eu gosto de futebol e sempre gostei; desde 1990 que assisto copas, já experimentei várias sensações provenientes do futebol, boas ou ruins, tristes ou alegres, e por isso pretendo assistir mais uma e como sempre torcendo muito pela seleção brasileira.


Gilcemar Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário