sexta-feira, 24 de novembro de 2017

COMO ESCOLHER UM SMARTPHONE



Para muitos é uma dúvida cruel na hora de escolher o Smartphone que será seu companheiro por algum tempo ou mesmo um longo período. Em muitos casos, o preço é um dos principais critérios, mesmo que alguns tenham tendência por alguma marca especifica, ou outros recebam dicas ou conselhos de outras pessoas. Aqui darei algumas dicas que poderão ser úteis na hora de escolher seu Smartphone. Apesar da grande qualidade dos aparelhos da Apple, vou focar apenas nos aparelhos que usam o sistema operacional Android, que além de muito popular, já ultrapassou o Windows como sistema mais usando no planeta. Lá vai algumas dicas:

TELA:

Depois do youtube e de serviços como Netflix, usar displays menores do que  5 polegadas acaba sendo um retrocesso. Assistir videos em uma tela pequena não é nada confortável e por isso recomento aparelhos com tela entre 5 e 5,5 polegadas. Naturalmente os de 6 polegadas seriam melhores para isso, mas acabam sendo bastante volumosos e se aproximam do tamanho de tablet. E outro fator que deve contar é em relação a resolução da tela. Hoje é quase padrão os celulares mais baratos virem com tela HD (1280x720). É muito raro um celular ter resolução abaixo disso, mas para celulares com 5,5 polegadas os pixel se tornam visíveis e para leitura ou visualizar fotos acaba sendo um limite. Assim recomendo essa regra: Até 5,2 polegadas a resolução HD tá legal, mas acima disso o ideal seria um display Full HD (1920x1080). Existem aparelhos com resoluções superiores, mas tem como fator negativo o maior consumo de bateria.


BATERIA:

Acho que poucos gostariam de visitar a tomada todo instante, e mesmo com tanta tecnologia, a bateria foi o item que menos evoluiu. Antes de comprar um aparelho pesquise um pouco e ouça experiencias de outras pessoas sobre a autonomia da bateria do modelo em questão. Um celular que consegue se manter ligado com um uso moderado de no mínimo 8 horas, já é uma marca razoável. Atualmente uma bateria com menos de 2.500 mA não é um bom negócio. Outro fator importante é o tempo de carregamento da bateria. Se a bateria demorar mais de 2 horas para uma carga completa, fuja desse desse Smartphone.

SISTEMA OPERACIONAL:

Como as dicas são focadas para aparelhos que usam sistema Android, não há muito segredo. A Google está prestes a lança a versão 8 do sistema, então não seria um bom negócio comprar um aparelho que ainda usam a versão 5 ou inferior. Com as atualizações de alguns programas, eles acabam funcionando a contento em versão 6 a 7, enquanto em versões inferiores os travamento poderão ser mais frequentes.

MEMORIA RAM E ROM:

A memoria RAM é aquela que manipula dados e informações durante o uso do programa e Memoria ROM (ou fixa) é aquela onde está instalado o próprio sistema operacional e os programas instalados, ou seja, é o disco rígido do Smartphone. Hoje, comprar um celular com menor de 1 gb de memoria RAM e menos de 16 gb de Memoria ROM acabará motivo de irritação para o usuário. O Android consome bastante mémoria RAM e menos de 2 gb fará com que o celular funcione de forma lenta ou ocasionando eventuais travamento. Quanto a memoria ROM, 16 gb mesmo sendo bom, pode ser limitado para quem usa muito Whatsapp ou grava muitos vídeos. Nesse caso o idela seria comprar um aparelho de 32 gb ou usar um cartão SD com o minimo de 16 gb. 

CÂMERA:

Apesar da evolução das câmeras em celulares, eles ainda estão um pouco abaixo das "verdadeiras" câmeras. Não tem como saber pela marca ou modelo que a câmera vai ter uma boa qualidade ou não e se vai ser apenas aceitável. Câmeras com no minimo 8 megapixel é mais do que suficiente e quanto a câmera frontal deve-se entender que a mesma geralmente não tem a mesma qualidade da câmera traseira. Se você quiser fotos melhores, sempre use a câmera principal. Há uma regra que vale para quase todos os modelos de Smartphone: Os mais caros tem câmeras melhores.


Angelo Vale




Nenhum comentário:

Postar um comentário