quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

2025-2028 SERÁ O PERÍODO DA MAIOR GESTÃO MUNICIPAL DE AREIA BRANCA DE TODOS OS TEMPOS

 



O título da postagem pode parecer propaganda ou até sensacionalista. Mas isso merece um explicação. Considerado o primeiro prefeito da cidade, Cel Francisco Fausto viveu uma época difícil. Nessa época as necessidades eram diferentes das que temos hoje. Não havia agua encanada. As pessoas captavam água para beber, tomar banho, etc., através de poços artesianos (alguns ainda existem) em sua maioria localizados no povoado de Upanema. Não haviam estradas para se ligar até Mossoró, as ruas não eram calçadas, não existia hospital. A vida era muito limitada. Era por volta de 1910 a 1930.

Desde aquela época Areia Branca passou por muitas mudanças. Cada novo prefeito tentava tornar a cidade menos independente de outras cidades como a vizinha Mossoró para qual o único acesso que o povoado possuía era atravessando o rio e adentrar ao trem que ligava Grossos a Mossoró.  De todo modo, a Areia Branca de hoje, deve-se muito aos pioneiros do passado.

Estamos agora em 2025, e a população almeja uma Areia Branca que por enquanto existe no imaginário popular. Porém, a sua população precisa ajudar. Fala-se muito em limpeza pública, mas sempre vejo pessoas descartando sacolas plásticas, garrafas, latinhas, copos, etc. em via pública e também nas praias. O que falta para as pessoas entender que precisam se comportar diferente? Sujar por falta de educação? Até quando?

Em cidades litorâneas como a nossa, o turismo parece se algo natural. Não tenho ideia de quanto a cidade recebeu de receita em 2024 pelo fluxo de turistas, mas tenho a certeza que precisa melhorar. Quanto mais o turista gasta na cidade, mais a economia naturalmente se aquece e isso é positivo para todos. Desse modo, se faz necessário atrair mais turistas de outros lugares. Turismo é a forma mais simples de trazer benefícios para uma cidade. Por outro lado, a atual gestão tem que preencher algumas lacunas que foram deixadas e precisam serem resolvidas. Existe uma população enorme de pobres animais vivendo nas ruas (cães e gatos) e jamais uma cidade moderna combinaria com isso. Se faz necessário resolver e tudo sempre que possível com ajuda da população, que independente da tendência partidária, são os únicos que tem a ganhar. 

E o titulo da matéria vem do seguinte pensamento: que Areia Branca nunca teve um grande momento em sua história e que o melhor esteja por vir, seja agora ou no futuro não tão distante. Da mesma forma que tantos prefeitos, vereadores, servidores públicos ou não,  que deram sua contribuição e passaram e não estão mais entre nós, há algo que nunca passa: Um sonho... chamado Areia Branca.


Angelo Márcio 

4 comentários:

  1. Priorizar a educação já seria um bom começo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá falando de algo que sua prefeita não fez. E agora quer cobrar da gestão atual.

      Excluir
  2. Dar continuidade aos bons projetos deixados pela gestão passada seria outro

    ResponderExcluir