Em tempos de "crise" onde tivemos vários reajustes (para cima) da taxa de energia elétrica, ficou mais complicado encontrar um meio de pagar menos. Aqui darei algumas dicas comprovadas que ajudarão a reduzir alguns reais de sua conta no final do mês. Essas dicas foram retiradas de sites especializados em tecnologia e que comprovei na prática.
Instalação elétrica
Se você está construindo uma casa nova ou pretende trocar a fiação da casa, é sempre bom ter atenção quanto a instalação elétrica. Duas regras devem ser seguidas: A bitola (espessura) dos fios influencia muito o consumo de energia. Quando a residencia está em plena carga de consumo, fios mais finos tendem a aquecer mais e portanto gastar energia desnecessária em calor, ao invés de ser utilizado apenas para os aparelhos elétricos. Seria bom que na linha principal fosse utilizado fios de bitola entre 10 a 8. Outro fator seria em relação ao comprimento da fiação. Quanto mais curto forem as linhas de condução entre interruptores ou tomadas, menor será o consumo de energia. Essas dicas além de reduzir o consumo, torna mais seguro contra possíveis incêndios devido ao aquecimento da instalação.
Geladeira
Apesar do consumo imediato não ser tão alto, mas seu uso continuo (24 horas por dia), torna o uso desse aparelho essencial em um peso considerável na conta de energia, em cerca de 30 a 60 reais no final do mês. Há um dica simples que pode ajudar. A diferença de temperatura entre o dia e a noite é cerca de 5 graus Celsius, e devido a essa diferença é que é possível reduzir a potencia do congelamento durante a noite. Coloque o reostato (botão de temperatura) na posição minima depois das 18 horas e retorne a posição normal ao amanhecer. Dessa forma você estará reduzindo cerca de 20 a 40% no consumo de sua geladeira.
É um dos vilões em consumo de energia elétrica, mas em um clima tropical como o nosso é impossível ficar sem o uso desse aparelho, principalmente na hora de dormir. Quase a mesma dica da geladeira vale para o ventilador. A maioria dos aparelho tem 3 velocidades e o consumo varia conforme o ajuste de potência. Nesse caso, na velocidade minima o consumo é menos da metade do que se fosse utilizado em sua velocidade máxima. Obviamente muitos preferem "mais vento", mas existem casos que pode ser reduzido e dessa forma os gasto de energia será bem menor.
Computador de mesa
É outro vilão gastador de energia principalmente se for utilizado processadores potentes ou placa de vídeo para jogos. No próprio Windows (do 7 ao 10) existe um ajuste que ajuda a reduzir o consumo do processador e portanto o gasto de energia. Esse link ajuda a realizar esse ajuste clique aqui. Se na residência também há notebooks e naquele momento o usuário não necessita de utilizar a maior performance de um PC de mesa, pode-se utilizar um notebook. Um notebook consome a metade de um PC de mesa.
Com o advento dos televisores de LCD e a nova tecnologia de iluminação por LEDs, acabou ajudando a reduzir o gasto com esse tipo de aparelho que praticamente é usado em todos os domicílios do país. Um televisor LCD de 32 polegadas consome menos do que um de tubo de 21 polegadas. A coisa começa a mudar quando o tamanho chega a 42 polegadas. De 42 a 50 polegadas o consumo pode variar de 80 a 300 watts/h. Esse é um valor médio. Em alguns aparelhos existe o modo econômico que reduz o brilho de fundo e portanto a redução do consumo. Caso a TV não tenha esse recurso, basta reduzir o brilho do aparelho.
Lâmpadas
Nem precisa dizer que o uso de lâmpadas incandescentes deve ser mais do que evitado. Hoje o uso de lampadas fluorecentes já é padrão nas residências e com o adventos de lampadas que utilizam LEDs o consumo reduziu ainda mais. Um lampada LED de 6 watts ilumina o equivalente a uma lâmpada fluorescente de 10 watts e dura 5 vezes mais. A única barreira é o preço que ainda é elevado, mas com o tempo será o tipo de tecnologia de iluminação padrão até 2018.
Ar-Condicionado
Melhor nem usar. O consumo do aparelho de ar-condicionado chega a ser 12 vezes a de um ventilador de mesa. Porém, mesmo que o usuário não queira abrir mão desse conforto o único caminho é a velha dica de redução da potência. Durante a noite, a média de temperatura é cerca de 26 graus e portanto um ajuste de temperatura para 23 graus Celsius já é o suficiente para um noite tranquila de sono.
Por Angelo Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário