sábado, 11 de novembro de 2017

A QUESTÃO PORTO ILHA E A MATÉRIA DA GLOBO

Foto: Genário Freire

A polêmica deu inicio com uma matéria feita pela TV Globo e apresentada no programa Globo Repórter exibida ontem (10/11). O título do programa foi "Sal o Tempero da Vida" e mostrou vários aspectos da produção e do uso do sal no mundo. A questão da polêmica está no fato de apresentar o Porto Ilha sem relacionar o mesmo com a Cidade de Areia Branca. Porém, não há no programa uma referência direta que o Porto Ilha pertença a Mossoró ou a outra cidade, mas em um momento  ao mostrar imagens da viagem até o terminal salineiro acompanhado da legenda "Rio Mossoró, RN" o narrador diz: "O clarão da lua deita sobre Mossoró". Logicamente que é impossível ir diretamente de Mossoró até o Porto Ilha já que Mossoró não é uma cidade litorânea. Não sei se foi uma falha de um estagiário ou houve essa intenção de retirar o nome de Areia Branca, onde realmente o terminal está localizado. De qualquer forma muitos moradores da cidade não gostaram nenhum pouco. Durante o trecho que se fala sobre o terminal, em nenhum momento é citado o nome da cidade de Areia Branca. Eu por exemplo, dificilmente vejo TV, pois considero que em sua maioria são matérias tendenciosas e de pouco aprofundamento. Canais como Discovery Channel ou National Geografic tem uma qualidade técnica bem superior dos que os canais da TV aberta e sem falar na própria internet que ainda tem um certo potencial democrático e permite que você selecione o conteúdo ou fonte que deseja acessar. 


A REALIDADE:

Conhecido como Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros,  foi construído no ano de 1974 com ajuda e tecnologia americana com a finalidade de escoar a produção de sal através do mar e teve o custo de 35 milhões de dólares. Na época foi considerada uma obra bastante ousada e até hoje é única no mundo nesse aspecto. O porto Ilha atualmente pertence a União (governo federal) e é administrado pela CODERN. Houve e ainda há ideias e projetos de municipalizar o terminal, mais como é um assunto mas complexo, ficará para depois. Como está situado dentro da área do município de Areia Branca, o Porto Ilha juridicamente é parte integrante de Areia Branca, com o dever de devolver os impostos devidos pela lei. Quanto a matéria da Globo, não é a primeira vez que a rede de TV tem o Porto Ilha como tema e sempre sem citar o município de Areia Branca. De qualquer forma, como o Porto Ilha é uma plataforma fixa, não há o risco da mesma ser transladada para outra região, pois caso fosse, isso seria uma possibilidade muito grande. Graças aos nossos políticos.

Angelo Vale

4 comentários:

  1. Muito boa e esclarecedora matéria. Parabéns tb pelo seu aniversário hoje. Mas nós areiabranquenses devemos tb abrir a discussão sobre o limite entre os municípios de AB é Mossoró. Antigamente a placa de limite era antes da ponte do rio do Carmo. Hoje tá depois de Serra vermelha. Há alguma coisa esquisita nessa história. Se eu fosse político de mandato a coisa não ficaria por isso mesmo não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo e continue acompanhando o blog.

      Excluir
    2. Quanto a questão dos limites, eu tenho pouco conhecimento a respeito. Porém não duvido das falcatrua de muitos ou alguns políticos do passado. Um metro a menos e dinheiro no bolso parecem combinar muito.

      Excluir
    3. Faço minhas tuas palavras, quanto ao limite ele estar 10km menor, falaram em 1 MT, mas nao sao 10 mil pra ser mais preciso, e que eu saiba a metade de 48 nao e 19, a nao ser que na politica existam outras medidas.

      Excluir